Dieta vertical: Conheça um pouco mais
A dieta vertical foi criada para ajudar os fisiculturistas a ganhar massa facilmente para atingir as metas de ganho de peso sem problemas digestivos. Os alimentos permitidos são fáceis de digerir e densos, mas são limpos e minimamente processados.
Mas há algumas coisas que você deve saber mais afundo. Não é para todos, procure um nutricionista para avaliar se você está apto a entrar nessa.
A dieta vertical recebe esse nome porque prioriza as calorias por meio de um número restrito de alimentos ricos em nutrientes, em vez de comer de maneira mais uniforme ou horizontal em vários grupos alimentares diferentes.
Por causa de seu foco em proteínas e carboidratos, serve para ajudar as pessoas a construir massa muscular e melhorar a energia e resistência. De acordo com ele, reduzir a ingestão de alimentos para um número limitado de tipos alimentares facilmente digeríveis permite melhorar seu metabolismo e melhorar sua saúde intestinal.
Quando você segue a dieta vertical, deve construir uma base sólida de micronutrientes ingerindo alimentos como leite, ovos, peixe, frutas ricas em vitamina C e alguns vegetais, como batatas, espinafre e cenoura. No entanto, esses alimentos não devem contribuir para a ingestão calórica total. Em vez disso, você os come em pequenas quantidades pelas vitaminas, minerais e antioxidantes.
A maior parte de suas calorias vem de carne vermelha e arroz branco. Por quê? Bem, a carne vermelha é uma fonte rica em proteínas e rica em ferro, zinco e vitamina B12 (mais do que outras proteínas, como frango). Enquanto isso, o arroz branco é facilmente digerível, por isso é uma boa fonte de carboidratos para os atletas. A dieta também incentiva você a continuar aumentando sua ingestão de carboidratos, ou seja, continuar subindo a linha vertical ao longo do tempo.
Quanto ao que está no menu vertical da dieta: frango, peixe, arroz integral, alimentos à base de trigo e grãos integrais, feijões e legumes e alimentos ricos em rafinose (como também gasosa), como brócolis e couve-flor. Você não pode ter açúcares adicionados ou artificiais. Também não são permitidas cebolas ou alho. Basicamente, qualquer alimento que não seja super digerível deve ser evitado.
Então, a dieta vertical pode me ajudar a perder peso?
Sim, (porque evita alimentos processados ou açúcares), porém, ela não foi projetada para isso. Lembre-se de que a dieta deve ajudar as pessoas a ganhar massa muscular. Para perder peso – como gordura, na dieta, você precisa fazer alguns ajustes estratégicos.
“Você pode perder peso com esta dieta se fizer porções e eliminar quantidades excessivas de arroz branco e carboidratos simples”, diz o nutricionista André Fantini
Fonte: André Fantini – Nutrição esportiva e fitoterapia clínica.