Exagerou na comida e bebida no Carnaval?

Esses exageros podem causar sintomas como: intestino preso ou diarreia, gosto amargo na boca ao acordar, baixa resistência imunológica, dores de cabeça, inchaço, alergias e indisposição.
.
O nutricionista André Fantini dá algumas dicas:
.
– Beba bastante água. Você perdeu muito líquido. O suor durante a folia e as bebidas alcoólicas fazem com que a reserva líquida do seu corpo reduza em grande quantidade.
.
– Coma folhas verdes. Verduras, legumes, frutas, feijão, arroz, carnes magras, cereais integrais entre outros, devem voltar com força ao seu cardápio diário.
.
– Dê atenção às fruta, sobretudo àquelas com alto teor de água e baixa caloria, como melancia, abacaxi, melão, morango, etc. Elas são ricas em vitaminas e minerais e ajudam a repor o que foi perdido durante as festas.
.
– Tome chá. Muitos tipos de chá, em especial o chá verde e chá preto são ricos em antioxidantes e ajudam a desintoxicar o corpo. Outros chás poderosos são o de boldo, picão e erva-cidreira, dentre outros.
.
– Não exagere no café. O café é um aliado na desintoxicação do corpo, mas não exagere. Ele ajuda a melhorar a dor de cabeça causada pela ressaca, além de ser diurético e melhorar a atenção e o alerta.
.
– Evite carnes gorduras e embutidos. Prefira as carnes brancas como peru, peixe, frango e crustáceos. Prefira prepara-los grelhados, assados ou cozidos, ao invés de fritos.
.
– Coma grãos. Eles são poderosos aliados na limpeza do organismo, melhoram a digestão e ajudam eliminar toxinas. Dê preferência aos grãos integrais. Exemplos de grãos são trigo, cevada, aveia, centeio, alpiste, semente de girassol, linhaça, etc.
.
– Pratique atividades físicas. Esportes aceleram a limpeza do organismo e ajudam a eliminar toxinas e aquelas calorias extras adquiridas durante as festas.
.
– Evite beber. Se você é adepto das bebidas alcoólicas, já deve tê-las consumido durante o carnaval. Agora, é momento de evitar a bebedeira e deixar o fígado e os rins se recuperarem da “filtragem” das impurezas dos drinques.
.
– Dê um descanso ao seu corpo. O sono, apesar de não diretamente relacionado à depuração do organismo, é essencial para que as funções do corpo se mantenham em estado normal e para uma vida saudável.

Fonte: Dr. André Fantini